Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Design Patterns Estrutural... Breve Introdução (Parte 01)

Olá Pessoal apaixonado por DOTNET...

Neste artigo, que dividirei em algumas partes, irei falar sobre os padrões de projeto, mais especificamente padrões estruturais do Design Patters que é somente uma parte do Design patterns.

Decidi abordar este assunto devido a grande importância que o mesmo possui no âmbito de desenvolvimento de sistemas quando se deseja desenvolver um sistema utilizando padrões de projeto com base em modelos de desenvolvimento que já foram testados anteriormente e chegando a conclusão que aquele modelo (padrão) irá ajudar ou contribuir para uma melhor performance na aplicação a ser desenvolvida.

Já que iremos falar de uma parte especifica do Design Patterns, gostaria de dar uma breve explicação do que seria o padrão estrutural do Design Patterns:

 O Design Patterns Estrutural consiste basicamente de classes que utilizam herança para compor interfaces. Ele define formas de compor objetos para que possamos obter novas funcionalidades.

Agora que já fiz uma breve explicação do que seria o Design Patters Estrutural, então vamos lá...


Adapter

Converte a interface de uma classe em outra interface que é a esperada pelo cliente. Permite a comunicação entre classes que antes não poderia ser feita devido à incompatibilidade dessas interfaces.




















Bridge

Tem como principal função separar a abstração da implementação de um determinado objeto de uma hierarquia de objetos, de forma que as mesmas possam sofrer modificações de forma independente. Uma ótima opção já que tudo ficará encapsulado e isolado, tornando assim os elementos independentes.






















Pessoal, nessa primeira parte de nosso estudo sobre o Design patterns é isso...

Aqui tivemos a oportunidade de estar tendo uma breve explicação sobre o Design Patterns Estrutural Adapter e Bridge.

Em breve estarei disponibilizando mais padrões utilizados.

Espero que tenham gostado e até logo!!!


Um comentário: