Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Criando uma aplicação de encurtamento de URL, utilizando dos serviços disponibilizados pelo Migre.me

Olá pessoal apaixonado por DOTNET...

Neste artigo irei desenvolver um simples exemplo de encurtamento de URL, onde utilizo dos serviços oferecidos pelo Migre.me.

Encurtamento de URL consiste na substituição do endereço original por um menor mas equivalente.

Esse serviço de encurtamento de URL é interessante pois com estouro do Twitter (considerado hoje o 3º maior site de relacionamento, com cerca de 11 milhões de usuários – dados extraoficiais) surge a necessidade de envio de links com mais de 140 caracteres (limite do Twitter). O que nos leva a procurar soluções como o encurtamento.

Para nosso exemplo utilizarei o Visual Web Developer 2010 Express juntamente com o C# 4.0. Mas você pode estar utilizando outra Visual Studio ou mesmo o bloco de notas.

Então vamos começar nosso exemplo...

Abra o Visual Web Developer, clique em File/New Web Site..., na barra de menu.

Selecione o ASP.NET Web Site e nomeie sua aplicação de modo que melhor desejar...


























Clique em OK.

Agora que seu projeto Web foi criado adicione as seguintes linhas na sua pagina Default.aspx:


























Agora vá na página Default.aspx.cs e adicione as seguintes linhas de código:




Agora vamos as explicações sobre o que foi feito:

Na imagem abaixo é mostrado o código ASP.NET utilizado para a criação do design da pagina assim como os campos necessários na pagina, que são o TextBox, Button e HyperLink.


















Observe na imagem abaixo, com relação a codificação em C#, que no Page_Load eu adicionei uma clausula(IsPostBack) que diz que na primeira vez que minha página for carregada o meu TextBox ‘txburlOriginal’ irá receber um valor default ou padrão. Esse valor poderia ser inserido pelo teclado ou mesmo sido adicionado através da propriedade Text do TextBox.












Na próxima imagem, repare que foi criado um método para nosso botão ‘btnGerarUrlEncurtada’, nesse evento eu faço a chamada do método que será explicado a seguir e que é responsável por conectar ao migre-me e para fazer o encurtamento da URL original. Veja que eu verifico também se o retorno do meu método é diferente de Nulo e também de branco(ou nada), se for diferente então eu atribuo na propriedade Text do meu Hiperlink ‘hplUrlEncurtada’ a minha nova url, já encurtada, e na propriedade NavigateUrl também do meu Hiperlink eu adiciono a minha nova url, encurtada utilizando os serviços do Migre.me. O valor da propriedade Text e NavigateUrl são os mesmos.




















Agora por ultimo eu desenvolvo meu método que fará a conexão com o sistema de encurtamento de URL disponibilizado pelo Migre.me On Line. Repare que primeiro eu pego a minha url original e envio para o serviço do migre.me através do link mostrado abaixo, depois eu realizo uma configuração de permissão(Req.Proxy.Credentials) e depois eu recupero o resultado que me foi retornado.



























E pronto pessoal. Nossa aplicação está desenvolvida e poderá ser implementada conforme a necessidade do sistema que se deseja construir.

Espero que tenham gostado deste artigo demonstrando passo-a-passo como utilizar os serviços on line disponibilizados pelo Migre.Me para encurtamento de URL.

Espero que tenham gostado e até logo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário